segunda-feira, 12 de março de 2012

Marketing x Internet

              
Qualquer empresa, seja ela de internet ou não, deve ter em seu planejamento uma base para guiar suas ações, ainda mais quando se trata da conquista de seu mercado. Por essa razão, a confecção de um plano de marketing é o marco inicial para qualquer empresa que está começando ou desenvolvendo um novo produto ou serviço.
                Um Plano de Marketing é como uma mapa, mostrando à empresa aonde está indo e como chegar lá. É um plano de ação e um documento escrito, que deve identificar as mais promissoras oportunidades de negócios e descrever como entrar, conquistar e manter posição no mercado. Além disso, o Plano de Marketing é constituído pelos elementos do mix de marketing.
                Mesmo o Brasil não sendo o centro das atenções no que se trata de internet, seria ingênuo não colocá-la como ator vital da economia nos últimos 12anos. O mundo mudou e se tornou mais rápido, o acesso à informação está praticamente banalizado e, atualmente, estamos vivendo a web 2.0, o que significa que o usuário comum (um leigo em computação) pode ser um criador de conteúdo: uma fonte de informações e opiniões.
                Por volta do fim dos anos 1990 tivemos nos Estados Unidos o primeiro boom do mercado da internet, com a criação de inúmeras empresas que atuavam online, tendo suas vendas exclusivamente pela internet. Porém, essa febre acabou criando empresas que não continham um valor agregado em seus serviços, logo sem razão de existência, mas na febre do momento qualquer empreendimento online chamava atenção de investidores privados.
Os elementos necessários em um plano de marketing:
 -> Resumo
-> Analise de oportunidade
-> Analise de Ambiente
-> Definição de posicionamento
-> Objetivo
-> Metas e indicadores
-> Frentes de ação
                Com pouco mais de uma década, a internet tornou-se protagonista no que se refere a comunicações, inovação e negócios, já foi foco infindável de investimentos, teve uma bolha em 2001 que afastou os investimentos, espalhou-se, ganhou velocidade e, o principal, ainda promete muito.
Apesar de ser um campo “novo‟, cada vez mais os negócios na internet amadurecem e se mostram mais profissionais que qualquer outro. Tomemos como exemplo o Google, hoje a segunda marca mais valiosa do mundo, crescimento sólido e forte, uma empresa inovadora - em menos de doze anos, é há alguns uma referência indiscutível, não só em crescimento, mas também em bom atendimento, ambiente de trabalho, criatividade e, como nunca pode faltar, faturamento e entrega de valor ao cliente um exemplo para empresas de qualquer área.
Os números a seguir mostram um significativo crescimento no uso da internet (no Brasil):
- 62 milhões de internautas (crescimento médio de 22% ao ano);
- Brasileiros passam 26 horas e 15 minutos por mês online (1º no mundo);
- Internet é o meio que mais cresce em penetração na população, e é equivalente em todas as regiões do país.
Boas práticas de marketing na internet
- Entregar valor físico ao mundo
- Falar com quem compraria seu produto
- Protótipos são essenciais
- Viralizar o produto
- Exagerar o bom atendimento
              Nota-se que metas e frentes de ação são sim importantes, mas se bem direcionadas e realmente com significado algo que difere em muito da cultura atual de adivinhar um número e depois perceber que a real utilidade dele era zero, simplesmente um parâmetro sem nenhuma base.



Feito por: Bruno Piva


 


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