segunda-feira, 19 de março de 2012
Comportamento do consumidor na web
Se há algo que está na moda dentro do marketing é o "Behavioral Marketing " ou marketing baseado no comportamento.
Tão importante como saber quem, onde, quando e como, é o que fazem os consumidores. Este tipo de disciplina analisa o consumidor baseando-se em seu comportamento no uso da web, ao invés do conteúdo das páginas visitadas. Os anúncios (e possivelmente o conteúdo) que o usuário verá, estarão baseados no se interesse e isto será detectado pelo tipo de informação que está selecionando. Os anúncios estarão em sua maior parte, fora da web que se visita e servirão a medida que o usuário demonstra seu interese.
E isto não é Marketing Contextual? ao contrário do anterior, neste caso mostram-se anúncios em função do conteúdo de uma certa página web. Por exemplo, os anúncios comprados através do Google Adsense, seriam o caso típico de marketing contextual.
E o qual são as vantagens para o anunciante de utilizar este tipo de marketing?
Suponhamos que somos uma marca de automóveis e queremos chegar a um público interessado em comprar um automóvel. Nossos anúncios seriam focalizados à páginas web em que habitualmente se busca esse tipo de informação. Aí serviriam os anúncios de nossos produtos. Dependeríamos dessas webs especializadas para colocar nossa publicidade no contexto adequado. E pode ser que o espaço disponível para a campanha esteja ocupado por nosso concorrente, o que normalmente acontece com mais freqüência do o desejado. Além do que estaríamos limitados a uma web com um alto número de visitas, como ponto de partida para”ser visto" pelo maior número possível de consumidores potenciais. Algo assim como uma mistura entre as possibilidades que a internet oferece e a vantagem tradicional do meio com uma audiência massiva.
Mas se utilizássemos técnicas baseadas no comportamento do consumidor, poderíamos utilizar muitas outras webs, porque estaríamos rastreando consumidores que procuram nosso produto. Analisado o interesse, este consumidor veria nossos anúncios aonde quer fôsse, sempre que as webs estivessem preparadas para isto. E mais vantagens: se o processo de compra leva várias fases envolvidas (e é normalmente habitual), poderíamos chegar a enviar mensagens adaptadas a essas fases concretas.
E seria o salto definitivo, usar todo o potencial que a internet oferece, ao invés de continuar dependendo de sites com números altos de visitas.
E se você chegou até aqui, a pergunta forçada é: vale, tudo isso está muito bem, mas e como a empresa sabe qual é o meu interesse?
Ou soam os "cookies" ou o "adware?
Nós continuaremos nisto.
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