No
mundo empresarial, a temática da responsabilidade social e de temas correlatos
como a sustentabilidade e a ética está na ordem do dia. Da mesma forma, é
crescente o número de autores que se preocupam em abordar este assunto em suas
pesquisas. Ao trazer o foco da questão para o âmbito da comunicação social,
lança-se o questionamento: as empresas que
buscaram associar seu nome a institutos não-governamentais como o Ethos, tratam
desta temática em suas páginas na internet? De que forma os termos relacionados
à responsabilidade social estão contemplados em seus sites?
A
responsabilidade social também é uma questão ética. Segundo Churchill e Peter
(2000), “ética” são os princípios e valores morais que
governam o modo como um indivíduo ou grupo conduz suas atividades. Outra
abordagem sobre o tema é proposta por Chanlat
(2000). O autor afirma que, em gestão, a ética ficou
muito tempo na sombra, e somente nos últimos vinte anos do século XX é que o
questionamento ético surgiu como importante ponto de reflexão.
A
análise de sites, de caráter quantitativo, permitiu estabelecer um panorama de
como os termos em questão são empregados pelas empresas em seus sites. As informações
sobre as empresas gaúchas associadas e o endereço de seus respectivos sites
estão disponíveis no site do Instituto Ethos. Das 1.371 empresas brasileiras
associadas ao instituto, apenas 2,63% são gaúchas, representando trinta e seis
empresas. Destas, vinte e seis foram contempladas nesta análise. As empresas
que não constam na análise encontravam-se, em todas as tentativas de acesso
durante a pesquisa, com o site indisponível ou em construção. Para melhor
visualizar os resultados obtidos, contou-se com o auxílio do software de
estatística SPSS.
A
responsabilidade social vem sendo adotada por cada vez mais organizações. Nesse
cenário, o papel da comunicação social torna-se relevante na medida em que a
divulgação de iniciativas sociais pode gerar lucros às empresas com a
construção de uma imagem positiva.
Assim,
as organizações estão preocupadas em demonstrar administrações transparentes e cidadãs
e a sociedade está mais disposta a se mobilizar para condenar ações
consideradas antiéticas. Partindo deste contexto, este estudo busca analisar de
que forma as empresas gaúchas abordam a temática da responsabilidade social, da
sustentabilidade e da ética em seus sites na internet. Para tanto, foram
selecionadas as trinta e seis empresas com sede no Rio Grande do Sul que são
associadas ao Instituo Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.
Feito por: Bruno Piva
Feito por: Bruno Piva
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