segunda-feira, 26 de março de 2012

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NA INTERNET



                No mundo empresarial, a temática da responsabilidade social e de temas correlatos como a sustentabilidade e a ética está na ordem do dia. Da mesma forma, é crescente o número de autores que se preocupam em abordar este assunto em suas pesquisas. Ao trazer o foco da questão para o âmbito da comunicação social, lança-se o questionamento: as empresas  que buscaram associar seu nome a institutos não-governamentais como o Ethos, tratam desta temática em suas páginas na internet? De que forma os termos relacionados à responsabilidade social estão contemplados em seus sites?  
                A responsabilidade social também é uma questão ética. Segundo Churchill e Peter
(2000), “ética” são os princípios e valores morais que governam o modo como um indivíduo ou grupo conduz suas atividades. Outra abordagem sobre o tema é proposta por Chanlat
(2000). O autor afirma que, em gestão, a ética ficou muito tempo na sombra, e somente nos últimos vinte anos do século XX é que o questionamento ético surgiu como importante ponto de reflexão.
                A análise de sites, de caráter quantitativo, permitiu estabelecer um panorama de como os termos em questão são empregados pelas empresas em seus sites. As informações sobre as empresas gaúchas associadas e o endereço de seus respectivos sites estão disponíveis no site do Instituto Ethos. Das 1.371 empresas brasileiras associadas ao instituto, apenas 2,63% são gaúchas, representando trinta e seis empresas. Destas, vinte e seis foram contempladas nesta análise. As empresas que não constam na análise encontravam-se, em todas as tentativas de acesso durante a pesquisa, com o site indisponível ou em construção. Para melhor visualizar os resultados obtidos, contou-se com o auxílio do software de estatística SPSS.
              A forma como cada empresa utiliza os termos pesquisados foi abordada a partir da localização destes no site, e está divida em: capa, quando o termo aparece na página inicial, sem que o internauta precise interagir com o site para que o termo apareça; 2º menu, quando o termo aparece a partir da rolagem ou clique do mouse sobre os menus; e não cita, quando o termo, mesmo depois de se interagir com todos os menus, não aparece de forma explícita no site. A opção só logo ethos, é considerada apenas para o termo responsabilidade social e foi 378IV Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação – PUCRS, 2009 inserida para apontar as empresas que não  citam o termo, mas disponibilizam o logo do instituto em sua página inicial.
                A responsabilidade social vem sendo adotada por cada vez mais organizações. Nesse cenário, o papel da comunicação social torna-se relevante na medida em que a divulgação de iniciativas sociais pode gerar lucros às empresas com a construção de uma imagem positiva.
                Assim, as organizações estão preocupadas em demonstrar administrações transparentes e cidadãs e a sociedade está mais disposta a se mobilizar para condenar ações consideradas antiéticas. Partindo deste contexto, este estudo busca analisar de que forma as empresas gaúchas abordam a temática da responsabilidade social, da sustentabilidade e da ética em seus sites na internet. Para tanto, foram selecionadas as trinta e seis empresas com sede no Rio Grande do Sul que são associadas ao Instituo Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.


Feito por: Bruno Piva

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