Os significados das marcas de
automóveis.
Chevrolet | A "gravatinha" é um grande
mistério, mas duas teorias chamam a atenção. A primeira é que a forma tenha
sido "roubada" de um papel de parede de um hotel de Paris, em 1908. A
outra sugere que o logo tenha sido uma homenagem à bandeira da Suíça, país de
origem de Louis Chevrolet, um dos fundadores da marca.
Fiat | O nome é uma abreviação de
"Fabbrica Italiana Automobili Torino", que se traduz como
"Fábrica Italiana de Automóveis de Turim", a cidade de origem da
marca. O logo atual é uma releitura da identidade visual adotada nos carros até
a década de 1960 e, segundo a montadora, sugere "tecnologia avançada,
design italiano, dinamismo e individualismo".
Volkswagen | Parece óbvio, mas nem todas as
pessoas percebem que o logo traz a letra V sobre a letra W. Em alemão,
"volks" significa "povo", enquanto "wagen" pode
ser traduzido como "carro". O "carro do povo", neste caso,
era o Fusca (ou Volkswagen Sedan), desenhado por Ferdinand Porsche para o
ditador Adolf Hitler, que queria um veículo barato e confiável para todos os
alemães.
Ford | Considerado um dos mais bem-sucedidos
logos da história, o oval azul da Ford homenageia o fundador da companhia, o
americano Henry Ford. É uma das marcas que menos mudou ao longo do tempo em
termos de forma, cor e tipo de fonte utilizada.
Audi | As argolas entrelaçadas simbolizam as
quatro marcas alemãs que formaram a Auto Union: Horch, Audi, Wanderer e DKW. Em
1985, a empresa decidiu adotar apenas o nome Audi AG.
Nissan | O nome é uma abreviação de
"Nippon Sangyo", que significa, literalmente, "indústrias
japonesas". A sigla foi adotada na década de 1930 para ser utilizada na
Bolsa de Valores de Tóquio. O desenho do logo mudou com o tempo, mas os
elementos básicos, como o círculo, que representa o Sol, e a barra transversal
(força e sucesso) permanecem.
BMW | Embora a história mais conhecida seja
a de que o símbolo da BMW representa uma hélice de avião girando contra o céu
azul, a verdadeira origem é mais simples. O logo é uma junção das marcas da
Rapp Motorenwerke (que, sim, fabricava motores de aviões no início do século
20) com as cores da bandeira da Bavária, região de origem da montadora alemã. A
"lenda" da hélice começou em 1929, quando uma propaganda da BMW fez a
associação entre a marca e suas origens na indústria aeronáutica.
Peugeot | O leão remonta às origens da empresa,
que no início do século 19 fabricava ferramentas, em especial serras, na
França. Os irmãos Peugeot escolheram o animal por causa do "poder de suas
mandíbulas". Ao longo do tempo, o símbolo evoluiu até a forma moderna a
estilosa de hoje.
Mercedes-Benz | A famosa estrela de três pontas
representa a ambição de Gottlieb Daimler, um dos fundadores da marca alemã, de
motorizar "terra, água e ar".
Ferrari | O cavalo rampante era utilizado pelo
piloto de caça italiano Francesco Baracca na lateral de seu avião durante a
Primeira Guerra Mundial. Em 1923, a mãe do herói pediu ao fundador da Ferrari
que colocasse o símbolo em seus carros, dizendo que traria sorte. Enzo Ferrari
gostou da ideia e adicionou o fundo amarelo, a cor da região de Modena.
Citroën | As duas letras "V"
invertidas, conhecidas como "double chevron", remontam à engrenagem
helicoidal criada pelo engenheiro Andre Citroën, fundador da marca.
Kia | A sigla estilizada
deriva da palavras sino-coreanas "ki", que significa "sair"
ou "erguer", e da letra "A", em referência à Ásia.
Traduzindo literalmente, "erguer-se da Ásia", ambição que também pode
ser compreendida a partir da forma ovalada (do mundo) ao redor do nome.
Hyundai | Embora simples, o
logo da montadora-sul coreana esconde alguns simbolismos. O "H"
estilizado, que significa Hyundai, também representa duas pessoas se
cumprimentando, apertando as mãos (uma referência à relação entre empresa e
consumidor). A forma ovalada, por sua vez, indica a expansão da marca para o
mundo.
Renault | A forma de diamante contínuo do
símbolo da Renault tem a intenção de passar atributos como prestígio,
sofisticação e durabilidade.
Jaguar | Não há muito mistério no jaguar que
inspirou a marca britânica. O felino representa a capacidade dos veículos de
entregar alto desempenho e controle total.
Toyota | As duas formas ovaladas na parte de
dentro representam o coração do consumidor e o coração da empresa
"entrelaçados" em uma relação de benefício mútuo. Além disso, juntos,
eles constituem a letra "T" e a forma de um volante. O oval maior, na
parte de fora, simboliza o mundo "abraçando" a marca. A variação na
espessura dos traços remete à técnica de pintura do pincel japonês.
Lamborghini | Os touros sempre foram a obsessão de
Ferruccio Lamborghini, fundador da empresa italiana, que era do signo de touro.
Além disso, ele era fanático por touradas e, até hoje, os superesportivos da
marca são batizados com nomes de touros famosos (como Diablo, Murciélago e
Aventador).
Mitsubishi | O nome é uma combinação dos termos
japoneses "mitsu" (três) e "hishi" (um tipo de castanha da
Ásia). Em conjunto, no entanto, "mitsubishi" serve para designar a
forma de um quadrilátero convexo ou de um diamante, que pode ser visto no logo.
A marca dos três diamantes foi escolhida pelo fundador da companhia, Yataro
Iwasaki, e supostamente é uma junção dos brasões da família Yamauchi, que
dominava a região de Tosa, onde Yataro nasceu, e da própria família Iwasaki.
Subaru | O termo "subaru", em
japonês, significa "unir", mas também serve para designar seis
estrelas na constelação de Touro conhecidas como Plêiades. Segundo a mitologia
grega, esses seis astros, representados no logo da Subaru, são as filhas
transformadas do titã Atlas.
Porsche | O logo da fabricante alemã junta
elementos do brasão de Württemberg-Baden, como a região de origem da marca era
chamada, com o cavalo rampante, que, além de representar força e poder, é um
dos elementos-símbolos da cidade de Stuttgart, onde fica o quartel-general da
Porsche.
Fonte: R7 Carros
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