segunda-feira, 14 de maio de 2012
Conhecendo um pouco do Marketing Societal
O marketing societal surgiu como uma evolução da orientação para o cliente nas empresas. Estas começaram a agregar a questão da responsabilidade social como um dos aspectos fundamentais na sua gestão.
Esta abordagem é impulsionada pela tomada de consciência por parte do consumidor do impacto que o consumo pode gerar na sociedade quando considera apenas uma visão de curto prazo. Poluição, desperdício de recursos e condições sub-humanas da mão de obra nas empresas passaram a influenciar o consumidor no processo de decisão de compra de um produto.
Uma questão que freqüentemente emerge neste assunto é o quão verdadeira é esta orientação de marketing societal: existe apenas porque o mercado exige ou decorre de uma convicção verdadeira do empreendedor?
Marketing Societal segundo Kotler: … a tarefa da organização é determinar as necessidades, os interesses e os desejos dos mercados-alvo, e oferecer as satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que a concorrência, de uma maneira que preserve ou melhore o bem-estar do consumidor e da sociedade. Resta saber se a adoção desses conceitos gera atitudes positivas e compra.
Existem dois objetivos para as organizações exercerem projetos sociais: o primeiro seria a filantropia empresarial e o segundo seria o desenvolvimento de estratégias de marketing com base nas ações sociais.
As ações de filantropia podem ser caracterizadas por doações para campanhas sociais, prêmios para pessoas carentes, doações de produtos fabricados pela própria empresa, doação de dinheiro para entidades beneficentes. Isto vem a ser marketing social, cujas principais modalidades são:
º Marketing da filantropia;
º Marketing das campanhas sociais;
º Marketing de patrocínio de projetos sociais;
º Marketing de relacionamento com base em ações sociais;
º Marketing de promoção social do produto e da marca.
Em Cuiabá a Boticário realiza uma campanha societal.
Reduzir, Reutilizar e Reciclar, estes são os três erres do despertar de uma nova consciência ecológica da Matos & Matos, empresa franqueada de O Boticário de Cuiabá e Várzea Grande. No domingo, dia 31 de agosto, a Diretoria de Gestão Social lançou o novo desafio para suas 11 lojas e administração, fazendo uma sensibilização de forma teatral, protagonizada pelos setores de Gestão de Pessoas e Marketing. A partir da data, todos os materiais descartados no empreendimento serão jogados em recipientes próprios, para papel, plástico, metal e vidro.
A diretora de Gestão Social da Matos & Matos, Ana Virgínia Ferraz de Matos destacou a importância da sensibilização dos colaboradores da empresa para a coleta de lixo seletiva. Após a teatralização, uma forma de despertar a atenção de todos sobre uma nova realidade, ela fez palestra, com foco na preservação ambiental, para que todos unidos dentro do mesmo espírito de solidariedade em prol da vida do planeta terra se engajassem no projeto. Ela abriu dizendo que cada pessoa produz em média, 1,2 quilos de lixo diariamente, e o Brasil, 100 mil toneladas-dia. Deste total, menos de 5% do lixo urbano é reciclado, muito aquém da realidade de outros países desenvolvidos.
“Somos inquilinos deste planeta”, deixou claro Ana Virgínia, apontando que a terra nos foi emprestada e temos que cuidar dela. A empresária informou quanto tempo o meio ambiente leva para degradar diversos objetos lançados na natureza, sendo eles das mais diversas composições. O papel, por exemplo, leva três meses, o palito de fósforo seis meses, o cigarro de um a dois anos, a goma de mascar cinco anos, a lata comum, 10 anos, a de cerveja e refrigerantes, 100 anos, o tecido 400 anos, a fralda descartável, 600 anos e vidros mais de quatro mil anos. “E tudo isso estamos jogando no lixo sem consciência”. Ana lançou perguntas para os mais de 100 colaboradores, a exemplo: “você sabia que para fazer uma tonelada de papel é preciso derrubar, 20 eucaliptos que demoram sete anos para crescer?”
Ressaltando que os aterros sanitários já não estão comportando a quantidade de lixo que são lançados nos mesmos, Ana Virgínia disse que em Cuiabá, por exemplo, a capacidade já saturou e corre risco de contaminar o lençol freático (fonte de água potável que fica no subterrâneo). “A degradação do meio ambiente está tomando proporções perigosas para a sobrevivência do planeta”, enfatizou, mostrando a importância da conscientização, ou seja, de cada qual fazer a sua parte, o que contribui para a economia e para as ações sociais. “Há muitas associações de catadores de lixo e também de artesãs vivendo do que coletam”, lembrou, apontando o quanto é importante preservar a matéria prima virgem e utilizar a reciclagem.
Mães de colaboradoras da Matos & Matos já estão se engajando ao processo, elas receberam aulas sobre arte em reciclagem, ministradas pela arte educadora Mariza Ferraz, e já estão produzindo peças para presentear no Natal. “Elas fazem a diferença e já contribuem para que haja menos poluição no meio ambiente”, frisou Ana Virgínia.
Uma marca impressa - A Matos & Matos quer deixar sua marca impressa e isso ocorrerá através da união de seus colaboradores, e todos se engajaram para criar um símbolo neste sentido, produziram quadrados de tecidos, nos quais deixaram impressos seus sonhos, e palavras de ordem em torno da vida. E dos simples pedaços de panos, coloridos, nos quais se utilizaram, além de pincéis atômicos, de materiais descartáveis para fazer arte sobre o mesmos, confeccionaram uma grande colcha, ligando 100 partes por carreiras de crochê. Grande parte da ligação foi feita pela própria superintendente da Matos & Matos, Dalva Ferraz, e pela diretora de Gestão Social, Ana Virgínia.
“Coloquei minhas mãos nos sonhos das pessoas”, disse Dalva Ferraz, falando da emoção de ter assistido a confecção de diversas partes da colcha, e também da particular felicidade de ter feito a ligação através do crochê. “Ficamos no sábado, no domingo, em casa, na Chapada, debaixo da árvore fazendo crochê, conversando, rememorando, trocando experiências, foi gratificante cada ponto de crochê e foi colocado muito amor e uma força energética”, destacou Ana Virgínia. Como todos trabalharam na confecção da grande colcha de retalhos, a diretoria acredita que trabalharão unidas no processo de reciclagem.
Foi um sim uníssono que ecoou pelos espaços do Hotel Fazenda Mato Grosso, local onde se reuniram para apresentar o trabalho, que todos ouviram como forma de comprometimento e de engajamento em mais uma ação da Matos & Matos em torno da Responsabilidade Sócio-Ambiental. Um compromisso firmado de forma voluntária.
A Matos & Matos já estava praticando algumas ações com materiais reciclados, a exemplo da caixa de papelão que vem embalando os produtos comercializados. A caixa é vendida e o dinheiro arrecadado é utilizado em ações de Responsabilidade Social. Atualmente a empresa é âncora do projeto Vozes & Música na Dança da Vida, da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais- BPW Cuiabá.
Postado por Thassio Eduardo.
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