Internacionalização das empresas
Atuar no mercado internacional pode tornar as micro e pequenas empresas brasileiras mais competitivas e rentáveis.
É uma excelente oportunidade de conquistar clientes em mercados externos e importar produtos/serviços com alto valor agregado.
As empresas também podem fechar parcerias com outros negócios no exterior para fornecer produtos e comprar tecnologia.
O
Sebrae trabalha para que a exportação e a importação estejam presentes
no cotidiano das empresas, por meio do Programa Internacionalização da
Micro e Pequena Empresa.
A iniciativa aumenta o acesso dos
empresários ao mercado externo e desenvolve estratégias e ações que
contribuem para a participação continuada das MPEs no mercado
internacional.
Descubra a seguir de que formas o Sebrae pode ajudá-lo no acesso a mercados externos.
Internacionalização das empresas brasileiras
A internacionalização das empresas brasileiras é um dos
aspectos fundamentais para a melhora da qualidade da inserção externa da
economia. Há hoje uma pequena elite de empresas brasileiras
internacionalizadas, mas isso ainda depende muito delas próprias. O país
carece de uma estratégia mais integrada de internacionalização das
empresas.
A globalização da economia nos últimos dois decênios criou uma nova
realidade competitiva. Os investimentos diretos estrangeiros (IDE),
potencializados pelas estratégias de internacionalização das empresas,
cresceram da média de US$ 100 bilhões no final da década de 1980 para
cerca de US$ 600 bilhões nos anos 2000. Cerca de 30% desse volume é
destinado a países em desenvolvimento. O Brasil conseguiu se colocar
entre os principais recebedores desses recursos. Nos acumulado dos
últimos sete anos, só perde para a China. No entanto, do outro lado da
ponta, os investimentos brasileiros no exterior ainda são pouco
expressivos.
A questão é que há uma correlação cada vez maior entre IDE, comércio
exterior e inovação. As mesmas empresas que têm grande destaque nas
operações de internacionalização, são também as líderes no comércio
internacional e na geração de inovações. Hoje, mais de 60% do comércio
internacional é de responsabildiade das empresas transnacionais. Da
mesma forma, a maioria absoluta das inovações, especialmente nas áreas
de alta tecnologia, são geradas por essas empresas. A inovação constante
passou a ser determinante para a supremacia em um mercado cada vez mais
competitivo.
Entre os países em desenvolvimento, a Coréia do Sul é uma boa
referência de criação de empresas e marcas globais. Apesar dos
problemas, há empresas de origem coreana com atuação destacada
internacionalmente, inclusive no mercado brasileiro. As empresas
chinesas começam a destacar-se internacionalmente, assim como a Índia é
uma estrela potencial.
No Brasil, há várias motivações adicionais para a
internacionalização das empresas. A primeira é superar barreiras
tarifárias e não-tarifárias às exportações, mediante a produção in loco.
A segunda motivação é de ordem econômico-financeira. Gerar receitas em
dólares se transforma em uma grande vantagem competitiva, dados o custo
das operações de hedge e as oscilações de demanda no mercado doméstico.
A terceira motivação é mercadológica. A melhor forma de garantir
competitividade no mercado global é participar efetivamente dele. Isso
implica não só exportar, mas criar frentes de produção e de serviços no
exterior, instituir canais de distribuição e de divulgação de marcas. É
isso que vai ajudar a agregar valor às exportações e fortalecer nosssas
empresas.
Assim como o Brasil precisa de investimento externo para complementar
o investimento interno, é fundamental criar empresas brasileiras de
dimensão global. Daí a importancia de elaborar uma clara estratégia
nesse sentido e eliminar os gargalos, para que as empresas brasileiras
possam ampliar seus investimentos no Brasil e no exterior.
Para isso é muito importante fortalecer o mercado de capitais como
uma alternativa de capitalização das empresas, o que pode ser
complementado com linhas especificas do BNDES para esse fim. Da mesma
forma, é preciso reformar o sistema tributário, eliminando os efeitos
cascata e desonerar investimentos, assim como diminuir os entraves
burocráticos para a atuação das empresas. O Brasil pode ser muito mais
conhecido no exterior. Para além do futebol, carnaval e samba, com suas
marcas e empresas de sucesso!
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