ESTUDO DIRIGIDO o que é?
O
estudo dirigido é uma técnica fundamentada no princípio didático de que
o professor não ensina: ele é o agilizador da aprendizagem, ajuda o
aluno a aprender. É o incentivador e o ativador do aprender. De maneira
especial, essa técnica põe em evidência o modo como o aluno aprende.
Pode
atender, com vantagens, às exigências do processo de aprender, o estudo
dirigido incentiva a atividade intelectual do aluno, força-o à
descoberta de seus próprios recursos mentais, facilitando-lhe o
desenvolvimento das habilidades e operações de pensamento significativas
– identificar, selecionar, comparar, experimentar, analisar, concluir,
solucionar problemas, aplicando o que aprendeu – e possibilitando-lhe
ajustar-se às tarefas que deve executar para alcançar o previsto nos
objetivos.
O
estudo dirigido predispõe o aluno à criatividade, uma vez que a sua
finalidade principal está voltada à atividade da reflexão, e o
pensamento reflexivo, de acordo com as circunstâncias do indivíduo,
provoca a necessidade de inventar, buscar modos pessoais de operar com
inteligência e resolver o que lhe foi proposto. O produto do trabalho do
aluno pode adquirir, desse modo, forte cunho de autenticidade e
pessoalidade.
Um estudo dirigido pode ser utilizado para, entre outros objetivos:
• oportunizar situações para o aluno aprender por meio de sua própria atividade, de acordo com seu ritmo pessoal;
• facilitar o atendimento das diferenças individuais, pelo professor;
• favorecer o desenvolvimento do sentido de independência e de segurança do aluno;
• possibilitar a criação, a correção e o aperfeiçoamento de hábitos
de estudo, a fixação, a integração e a ampliação da aprendizagem.
Um
estudo dirigido pode ser realizado em sala de aula ou como tarefa para
casa. Porém, em sala de aula, coma presença do docente para esclarecer
dúvidas e orientar quando necessário, a técnica pode revestir-se de mais
eficácia e tornar-se mais eficiente para a aprendizagem
de qualquer área do conhecimento. É importante que o professor
acompanhe o trabalho em todas as suas fases: na execução, na correção e
na avaliação.
Exercícios extras: se ele tem problemas com matérias como matemática ou física, faça exercícios a mais sobre o assunto estudado. Quanto mais ele praticar, melhor.
Resumos: em matérias como português, história e geografia, incentive seu filho a fazer resumos do que ele leu. É uma ótima maneira de memorizar o que aprendeu e refletir sobre o tema. Esse exercício também o ajuda a recordar mais facilmente o que foi ensinado em aula.
Questionários: essa técnica ajuda a fixar os conteúdos trabalhados em sala de aula. Peça ao seu filho que faça a si mesmo perguntas sobre o assunto estudado. Então, ele deverá respondê-las após a leitura.
Postado por Thassio Eduardo.
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